quarta-feira, 29 de abril de 2020

Turma, cada um da classe tem o seu papel e cada filho/filha  deve acrescentar um perfil de sua mãe à peça, para que cada uma delas(mãe)se sinta feliz e amada.


Teatro para os alunos do 6ano e 7ano
Peça dia das mães
Minha mãe é especial, nem te conto...(ou meu pai, minha tia, minha vó(relatar de quem se trata quando estiver atuando)
A sala de aula está cheia.Todos os alunos em círculo.É aula de teatro.A professora fala de seu desejo de fazer uma peça para comemorar o dia das mães na escola.
Ana Luisa Menezes Nogueira- com ar interrogativo- E pra quem não tem mãe?

Professora- Ué, pode homenagear alguém que tem a seu lado.

Beatriz Isabaelle P.Paiva- Como assim, eu vou homenagear a Ana Luísa?

Breno- Não senhora, é quem faz o papel de mãe na sua casa.

Bruno Alegretti- Fazendo um ar de alegre- É uma boa ideia.Vai livrar minha cara por um tempo.Minha mãe é mãezona  e vai entrar na minha.Vou pensar numa foto dela comigo, eu bebê.

Beatriz Isabelle- Mas é cara de pau, hein!

Bruno Alegretti- Vou aproveitar a ocasião, oras.

Cainã Nascimento- Deixa comigo que eu faço o cenário.Do que vai precisar?

Carlos Eduardo- Eu já sei o que a gente podia fazer: um poema pra ela.


Cauã Felipe- Um poema pra sua garota?

Carlos Eduardo- Tira o fone de ouvido e preta atenção- Um poema para as mães.

Cauã- Lá vem ele com as ideias românticas dele.

Davi Lucas- Péra aí, ser romântico, o que que tem? Os poetas são românticos.

João Pedro Vergaças- Eu gosto dessa ideia.Declamar, que bonito! Eu estudei um poema no 5º ano que falava  assim:

Para Sempre
Por que Deus permiteque as mães vão-se embora?Mãe não tem limite,é tempo sem hora,luz que não apagaquando sopra o ventoe chuva desaba,veludo escondidona pele enrugada,água pura, ar puro,puro pensamento.Morrer acontececom o que é breve e passasem deixar vestígio.Mãe, na sua graça,é eternidade.

Beatriz Isabele Pereira Paiva-Pera aí, João Pedro.Posso continuar? Ah, também sei essa. Estudamos na mesma classe, lembra?
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade

Davi Lucas- E o que vamos fazer de cenário°

Evelyn Mirela- Acho que poderíamos fazer um painel de nós todos para cada uma de nossas mães.

Giovanna Mendes de Lima- cochichando com quem estiver o seu lado(Ih, vai começar aquela história da professora, de trazer revista, tesoura, canetinha...lembra que ela falou que sumiu a canetinha definitiva dela?

Professora, Psiu, meninas, vamos focar aqui.

Guilherme Silva Marthinghi-  Eu já acho que a gente tem que falar um pouco dela.Cada um fala o perfil da sua mãe.

Isabela Marques- Podemos trazer comes e bebes? Já tou pensando naquele croquetinho gostoso que a mamãe faz.

Isabelly- E fazer uma coreografia, pode? Aprendi uma na aukla de balé que é um espetáculo...

Kauã Eduardo- Metida(falando baixinho...)

Isabelly- O que falou aí, Kauã?

Kauã- Nada não, falei comigo mesmo.

Isabelly- Ah, você nunca me pareceu ser bom da bola....fazendo gesto de que ele é fora do quadrado

Kauã- professora, ela tá fazendo bullying comigo.

Professora- Vamos voltar ao nosso tema, garotos.O que vem à cabeça de vocês quando se fala de mãe...

Kauã Mota- A minha é muito exigente.Quer meu caderno sempre em dia, com as lições em dia.Ai quando tiro uma nota baixa.

Laura Menezes Roseira- Então ela deve ficar brava com você todo dia, né turma?
( E ri, alguns riem com ela).

Ludmila Suellen- Posso ir ao banheiro, prof?

Professora, Nada disso, Ludmila.


Ludmila- Não se pode nem ir ao banheiro?

Maria Clara Fonseca- Gostei da ideia do Guilherme.Lembrei de um acontecimento com a minha mãe...E conta algo marcante que aconteceu com ela.
Todos agora levantam a mão e querem contar um causo. que aconteceu com a mãe.

João Pedro- Com a minha foi assim...E conta o caso.

Maria Eduarda Salim- Já a minha é um amor. Sempre carinhosa, atenciosa e(conta um pouco sua história).

Todos ficam quietos. Ouvem.

Maryane Rocha Matos- Sabe, gente, outro dia uma amiga minha me contou que a mãe dela trabalha muito.Não tem uma folguinha  e nenhum tempo para cuidar dos filhos.Minha amiga tem 4 irmãos mais novos.Tenho pena dela e dos irmãos.
Matheus Paiva- Uma mãe faz tanta falta...A minha, por exemplo, está sempre fazendo estrogonofe pra mim, me deu um celular novo de Natal e ainda tem tempo pra ver minhas lições.E isso quando ela chega do trabalho...Ela é muito especial pra mim(emocionado).
Miguel da Silva Amorim, Maryane, você falou uma coisa muito importante. Essa da sua amiga trabalha fora, ms conheco uma mãe que vive no celular e os filhos dela também.E nem tem hora pra dormir.Falam cada palavrão...E lá na casa tem muita briga.É minha vizinha.Fofoqueira...

Nathalia Sampaio- Eu conheço uma que tem um casarão no meu bairro e pra la levou várias crianças que foram abandonadas pelas mães biológicas. Acho que na casa tem uns 5 meninos e umas 7 meninas.Dá gosto de ver como adora aquelas crianças.E dá conta do recado sozinha. Já deve ter uns 50 anos.Ouvi dizer que ficou solteira e vive por amor àquelas crianças.

Nicolas Levi- É isso mesmo, Nathalia, mãe é quem cria.Seja adotiva ou mãe natural, é a mesma coisa.

Pedro Henrique-Que dia vai ser o dia das mães este ano?

Ruan- Olha no seu celular e diz: É o segundo domingo de maio.Eu sei a história desse dia.OComeçou, segundo dizem, lá na antiga Grécia,Uma adoração à mãe dos deuses, Rhea ou Celeste.Depois, l´por 1880, Ana Jarvis criou o dia das mães nos Estados Unidos, dois anos depois que sua mãe morreu e aqui no Brasil começou a ser comemorado em 1932, lei criada por Getúlio Vargas, presidente da época, que atendeu ao pedido da Fderação Feminina de Mulheres..

Sophia Feitosa- Sempre poderosas!Já li uma frase assim: "Metade do mundo são mulheres.A outra metade os filhos delas."Lindo, não é?"

Vitor Miguel- E que tal também aproveitar e todos juntos agradecer a essa mulher poderosa que é nossa mãe, que cuida da gente e nos dá todo o amor de que a gente precisa?

Wendel Handell- A minha vai se emocionar. Outro dia...( e conta um fato sobre a mãe dele em que ela se emocionou.)

João Pedro- Acho que a gente pode encerrar assim_ Mãe é o nosso anjo da guarda aqui na Terra, só muda de casa, de filho, de nome e de rosto, mas a maioria delas quer todo o bem que existe no mundo para o filho. Mesmo aquelas que fazem tudo errado, queriam acertar.Não fazem de propósito, querem para o filho todo o bem que existe nesta vida.

Professora- É isso ai, gente, vamos começar nossos trabalhos?
A turma toda fica em pé e se curva agradecendo à plateia.


Jurema Guimarães de Oliveira

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário