Vamos nos confrontar com uma palavra que vocês não conhecem_ os modalizadores- o que vem a ser essa palavra?
Vamos procurá-la no dicionário:
https://www.proenem.com.br/enem/modalizadores/
- Modalizadores
O QUE É MODALIZAÇÃO?
A modalização é um conceito advindo da ciência linguística para definir
os mecanismos discursivos que apresentam a função de manifestar o
posicionamento do enunciador em relação àquilo que é dito. Por não ser uma
categoria estrutural da gramática, é bastante complexo realizar uma
classificação das modalidades na língua, cabendo seu entendimento à própria
área da compreensão textual e mesmo da análise do discurso.
De forma geral, um modalizador é um elemento gramatical ou lexical –
palavra ou expressão – por meio do qual o enunciador revela alguma atitude
relativo ao conteúdo daquilo que ele mesmo enuncia. Assim, mesmo de forma
encoberta, o enunciador deixa seus posicionamentos subentendidos ou sugeridos,
de forma a influenciar o coenunciador a compreender o enunciado sob um
determinado aspecto que lhe é dissimuladamente proposto.
Em todo ato de comunicação, podem-se fazer presentes mediações diversas,
oriundas das intenções com as quais um discurso é imaginado, produzido e
realizado. Seja evidenciar uma certeza, uma dúvida, a obrigatoriedade ou a
proibição, uma possibilidade, algum sentimento, entre outros. Para a
linguística a própria língua guarda características argumentativas, na medida
em quem, por meio dela interagindo escrita ou oralmente, os falantes reproduzem
entendimentos, atitudes e argumentos.
Os elementos modalizadores, portanto, são utilizados como um indicativo
da própria existência de um discurso argumentativo, ao transparecer o ponto de
vista apresentado pelo enunciador da maneira como ele buscou a elaboração de
seu discurso.
Entre as inúmeras possibilidades intencionais que podem ser expressas na
comunicação, destaca-se que, no geral, os recursos gramaticais utilizados para
expressá-los não é tão extenso quanto as alternativas de significação. A função
modalizadora manifesta-se principalmente por meio de advérbios – quando
indicativos acerca do acolhimento do enunciado em sua totalidade ou
parcialidade por parte do enunciador; do uso de modos verbais, de forma a
indicar se o enunciado expressa um acontecimento ou uma vontade; do emprego de
verbos auxiliares que acrescentam noções circunstanciais que podem apontar
necessidades ou possibilidades; do uso de estruturas subordinativas, como
orações principais em que seus verbos constitutivos possam expressar
modalidade; ou do uso de adjetivos, cuja escolha pode revelar opinião ou
posicionamento.
Pode-se afirmar, sem margem para dúvidas, que não existe possibilidade
de comunicação sem que haja modalização (que, inclusive pode manifestar-se pela
entoação da voz na fala) explícita ou implícita, uma vez que sempre haverá
intencionalidade nos discursos que são produzidos. Assim, sem esgotar as
possibilidades significativas, pode-se enumerar algumas possibilidades
modalizadoras, como a seguir:
Asseverativos
Aqueles que conferem certeza a um discurso, podendo ser afirmativos
(evidentemente, certamente, claro, sem dúvida, lógico; ou negativos como a
polarização de termos pelo uso do “não” ou expressões como “de jeito nenhum”,
“de forma alguma”, entre outros.
Dubtáveis
Aqueles que colocam um discurso em dúvida, estabelecem que um enunciado
está sujeito à desconfiança, à incerteza ou à imprecisão. Exemplos: talvez,
possivelmente, é provável etc.
Delimitadores
Aqueles que estabelecem uma restrição ou um limite ao entendimento do
alcance de conceitos ou do discurso. Exemplos: quase, tipo de, espécie de,
linguisticamente, matematicamente, geograficamente etc.
DeontológicosAqueles que indicam obrigatoriedades, proibições e permissões. Exemplos: necessariamente, obrigatoriamente, não deve fazer, deve apresentar etc.
Afetivos
Apresentam as emoções do enunciador diante do conteúdo do discurso, bem
como posicionamentos de princípio ou predileções. Esses modalizadores podem ser
subjetivos, quando marcam a reação do enunciador diante do que é exposto
(infelizmente, curiosamente, espantosamente etc.) ou intersubjetivos, quando
incluem na sensação emotiva a relação com o coenunciador, seja pela aceitação,
pela colaboração ou pela rejeição (sinceramente, francamente, lamentavelmente
etc.)
Exercícios
O vocábulo abaixo do texto 4, que é classificado como modalizador por inserir uma opinião do enunciador sobre o assunto veiculado,
O vocábulo abaixo do texto 4, que é classificado como modalizador por inserir uma opinião do enunciador sobre o assunto veiculado, é:
https://www.youtube.com/watch?v=opTM_KN1NcI
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