terça-feira, 28 de abril de 2020

8os. anos A e B:
Bom dia, gente querida!Força, fé e alegria!
Vamos aos estudos de hoje, mas revendo o que estudamos ontem:
Frase nominal- sem verbo
Frase verbal- com verbo- também chamada oração.
As frases terminam por ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências.
O sujeito e o predicado são termos essenciais da oração.
O adjunto adnominal é um termo acessório da oração.Não é indispensável.
Os tipos de sujeito: simples, composto, oculto,desinencial ou elíptico, indeterminado e oração sem sujeito ou com sujeito inexistente.


Agora vamos para a aula de hoje:
Suponhamos que eu escreva um parágrafo assim:
Fui assistir ao filme "Minha mãe é uma peça 3"/ e me diverti muito/, mas meu pai não achou nenhuma graça/, pois achou a interpretação de Paulo Gustavo péssima/, portanto não o convidarei mais para nenhuma sequência do filme// ou me arrependerei/. Examine o parágrafo
Ele é composto por por 6 orações, todas independentes entre si.Nenhuma precisa da outra sintaticamente falando, visto que´, nenhuma exerce uma função sintática em relação à outra,  todas podem sr separadas.Veja:1.Fui assistir ao filme "minha mãe é uma peça 3".2.E me diverti muito.3.Mas meu pai não achou nenhuma graça4.pois achou a interpretação de Paulo Gustavo péssima5.portanto não o convidarei mais para nenhuma sequência do filme6.ou me arrependerei.
Veja a diferença entre esse outro paragrafo:Eu quero/ que ele volte logo.há duas orações-1.Eu quero   (o quê?)2.Que ele volte logo.( é a resposta do eu quero o quê?)Uma não pode se separar da outra, pois a 2ª completa a 1ª.sintaticamente, exerce a função de complemento da primeira.
Por ora, vamos estudar as do primeiro tipo. Dizemos que elas são coordenadas, pois apresentam independência sintática entre si.E Essa  relação de sentidos entre elas faz com que eu perceba que entre a primeira e a segunda houve uma relação de adição(e), logo após uma relação de contraste(sinalizada por mas), o "pois" já indica uma relação de explicação, o "portanto" de conclusão, e, por último, o "ou", uma relação de alternância.Quando entre uma e outra não há nenhuma conjunção: e, mas, porem, nem, mas também,ou ou, ora ora, pois, porque, logo...etc. dizemos que as orações são assindéticas e se há conjunção dizemos que são sindéticas.
Vejamos um modelo:
1.Eu não sei esse assunto, estou sem noção.
Há aí 2 orações, independentes sintaticamente e que não possuem uma conjunção para ligá-las.A primeira oração se chama oração coordenada assindética, a segunda também: oração coordenada assindética.
2. Eu não sei esse assunto, mas posso aprender.
2 orações novamente, a primeira é oração coordenada assindética, a segunda é oração coordenada sindética adversativa.
3. Eu não sei esse assunto e não quero aprendê-lo.
2 orações novamente- a primeira é oração coordenada assindética, já a segunda é oração coordenada sindética aditiva, pois soma ações.
4. Eu não sei esse assunto, pois é difícil.
2 orações novamente, uma coordenada assindética, a outra é coordenada sindética explicativa.
5. Eu não sei esse assunto, portanto vou ter que estudá-lo.
2 orações novamente, sendo que a primeira é oração coordenada assindética e a segunda oração coordenada sindética aditiva.
6. Ou chova, ou faça sol, irei ao clube.
Há aí 3 orações, sendo que a primeira é oração coordenada sindética alternativa, a segunda é oração coordenada sindética alternativa, a terceira é oração coordenada assindética.
Não adianta decorar conjunções, você tem que entender a relação que há entre uma oração e outra para explicar qual é o nome, da relação: aditivas-adversativas, explicativas, alternativas, conclusivas? É só ler bem a frase.
Para ficar bem clara essa aula, assista à video-aula abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=jbzwl8Ht0z4





Nenhum comentário:

Postar um comentário