quarta-feira, 29 de abril de 2020

Sinestesia - 8os ano A e B


29/04/2020- 8ano
Queridos, boa tarde!
Estamos em ritmo de AAP- Avaliação de Aprendizagem em Processo e eu quero ensinar tudo o que vai cair nessa prova pra vocês. Estou dando dicas, hein!
O que é sinestesia?
Nunca ouviu falar? Pois é, nominho danado, né? Mas  nada mais é que linguagem figurada, linguagem conotativa(diferente daquela do dicionário, muito usada em poesia), como a metáfora, só  que essa mistura os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, visão, audição.
Veja um exemplo:
E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frêmito alegre e doce. (Eça De Queiros)
Doce nos remete ao paladar e vento ao tato; frêmito é audição e doce, de novo paladar.
Ex: sinto cheiro desse rio.É doce, é doce, é doce.
Cheiro é olfato, doce é paladar.
Portanto, sinestesia é  a mistura de sentidos, muito usada na literatura.
Vamos  a mais exemplos:

voz áspera” (audição + tato)
Exemplo 1: João tem uma voz áspera.
Exemplo 2: Depois de sair na chuva Joana ficou com a voz áspera


olhar frio” (visão + tato)
Exemplo 3: Júlia ficou com o olhar frio depois da prova. 
Exemplo 4: Carlos está com o olhar frio hoje. 


sorriso doce” (visão + paladar)
Exemplo 5: Catarina tem um sorriso doce.
Exemplo 6: Amanda ganhou uma linda festa e ficou feliz e com um sorriso doce. 


cor berrante
Exemplo 7: Elaine foi à festa com um vestido de cor berrante.
Exemplo 8: Brenda pintou as unhas com uma cor berrante


perfume doce
Exemplo 9: Eu adoro perfume doce!
Exemplo 10: Minha mãe prefere perfume doce


gosto macio
Exemplo 11: O arroz temperado ficou com um gosto macio.
Exemplo 12: O purê de aipim está com um gosto macio

Lembro de que quando era criança, minha casa tinha assoalho de madeira e aquele cheirinho de cera me fazia tão feliz...Era um dia de limpeza, mas que começava na sexta, prenúncio de sábado e domingo, fim de semana. Era feliz. Hoje se fosse fazer uma frase com sinestesia, essa figura de linguagem, poderia escrever:

O doce sabor de cera na minha infância me invadiu. Voltava a ser criança, naquelas sextas em que minha avó limpava toda a casa de taco e a deixava brilhante.Teríamos visitas e eu me sentia tão feliz...

Como pôde  ver, não é tão difícil assim, não é? Usamos sem perceber essa figura.
Bola pra frente!
OS; Não confunda com metáfora e nem com comparação metafória.
Veja:

Ela é um doce      metáfora.

Ela é tão boa e gentil como um doce.     Comparação metafórica

Ela tem um sorriso doce.        Sinestesia.

Sorriso- visão        doce-   paladar.

Aquela nuvem é um ursinho.   metáfora

Aquela nuvem parece  um ursinho. Comparação metafórica

O branco macio da nuvem é uma carícia aos meus olhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário