terça-feira, 28 de abril de 2020

7ano  e 8os.A e B:

Revisando linguagem verbal, linguagem não verbal, língua culta, norma-padrão, língua coloquial e variações linguísticas.

Verbal- a fala e a escrita
Não verbal- desenhos, quadros, sinais de trânsito, imagens etc.
A HQ é um exemplo de linguagem verbal e não verbal, então mista.

As palavras estão sempre em mudança, se renovando e as formas que eram valorizadas antigamente, hoje não são mais. Ex: Vossa mercê-vossemecê-vossuncê-você-ocê- cê.Viu, a lingua se reinventa e isso acontece por conta de mudanças histórias.


Justamente para evitar que cada um use a lingua à sua maneira, em todo o mundo existem especialistas que registram, estudam e sistematizam o que é a língua de um povo em certo momento, o que dá origem à Norma- Padrão.

É claro que a norma padrão não existe como uma língua de fato, pois ninguém fala português em norma-padrão em todos os momentos da vida.Ela é um modelo, uma referência que orienta os usuários da língua sempre que precisam usar o português de modo mais formal.Nós a aprendemos na escola.
Há momentos descontraídos, em que ela não é necessária, mas há momentos em que ela é obrigatória, como quando fazemos uma entrevista para conseguir um emprego, quando apresentamos um trabalho escolar, participamos de um debate, escrevemos uma carta para uma autoridade pública, redigimos um requerimento etc.,Dada a importância da norma-padrão, a escola se propõe a ensiná-la a todas as crianças e jovens do país, preparando-os para ingressar na vida social.
As variedades do português que mais se aproximam da norma-padrão são prestigiadas socialmente.É o caso das variedades linguísticas urbanas, faladas nas grandes cidades por pessoas escolarizadas e de renda mais alta. Outras variedades, faladas em lugares distantes dos grandes centros ou faladas por pessoas analfabetas ou de baixa ewscolaridade, ou por peswsoas mais pobres, são menos prestigiadas e, por isso, frequentemente aqueles que as falam são vítimas de prconceito

Norma-padrão é uma referência, uma espécie de modelo ou de "lei" que normatiza o uso da língua, falada ou escrita.
Variedades urbanas de prestígio, também conhecidas como norma-culta, são as variedades empregadas pelos falantes urbanos, mais escolarizados e de renda mais alta.
Bibliografia: Português Linguagens- William Roberto Cereja?Thereza Cochar Magalhães- 6ano

Como  variamos a língua de acordo com a situação em que estamos, veja um exemplo bem significativo.
Se estamos escrevendo ao prefeito de nossa cidade, começaríamos assim:

Campinas, 27 de abril de 2020.

Ilmo(ilustríssimo)prefeito Jonas  Donizete
]
Não entendo por que razão  o passe dos idosos foi suspenso em plena vacinação contra a gripe.Foi-me alegado que o passe fosse suspenso para essa faixa etária não transitar nas ruas da cidade, ficando em casa para se isolar, por conta do Covid-19.Mas como faço para tomar a vacina, se o passe foi suspenso.
Incoerência desse governo.Aliás, temos visto que o número de infectados na cidade é pouco, só 18 por cento dos leitos de UTI estão ocupados e o senhor continua com o comércio fechado depois de 4 semanas de isolamento.Não seria de repensar algumas atitudes....
Atenciosamente,
Jurema G. de Oliveira


Agora, um bilhete para seu amigo:

Cara, tô mal. Esse tal de Corona me tirou de circulação.Não posso dar um rolê.Preciso te falar umas coisas aí, tô bolado.
Zeca

Veja, completamente diferente da língua usada na 1a. corrrespondência, a segunda usa gírias bem atuais.

Há também as variações regionais ou geográficas .Quando escutamos um português nativo de Portugal falar, vemos que há diferenças de sua língua com a nossa, embora seja o Português.
Também parecido, é quando aqui em São Paulo falamos mandioca e no Nordeste falam jerimum ou aipim para a mesma raiz comestível.

E o nível social e o de escolaridade? Cocrete, cardeneta, de maior, etc- é comum entre pessoas que frequentaram pouco ou não frequentaram a escola.Infelizmente a variação traz preconceito social ao falante.É diferente da norma padrão, mas ela permite a comunicação entre esses falantes.

Para você visualizar bem o que foi dito, assista ao video abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=9qUYQUzFmaE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário