segunda-feira, 30 de março de 2020

"Parágrafo- como devo fazê-lo?

6o, 7o, 8os , bom dia!

A aula de hoje é sobre parágrafos.Favor assistir ao vídeo da professora  Pamba.Para isso, acessar o  youtube e colocar ali https://www.youtube.com/watch?v=1IdtThGO3nM- Ok?

Gente querida, ao corrigir as redações de vocês, continuo observando a dificuldade que vocês têm para paragrafar.Por isso, resolvi explicar timtim por timtim como se faz um parágrafo.

Ao redigir um texto você vai tendo as ideias e seu propósito é encantar seu leitor, fazê-lo motivado para ler seu texto.Então, a primeira coisa que você tem que saber é o que vai escrever, por quê, para quem , faixa etária de quem vai ler, além do gênero e tipo textuais(crônica, HQs,lenda, fábula..; narrar, expor, argumentar,inferir,relatar).
Cada bloco de ideias que constitui um texto é chamado de parágrafo.Cada parágrafo apresenta uma ideia, dividindo o texto.
Ah, não se esqueça de avançar um pouco para a frente na linha para começar seu parágrafo e sempre use letra maiúscula.

Leia o texto abaixo e depois leia a ideia de cada parágrafo:


Os dragões vivem na imaginação dos homens há milhões de anos.Alguns lagartos são até chamados de dragões.No velho mundo(Ásia), por exemplo, há um animal com o nome de "dragão voador"(Draco Volens).O corpo dos dragões, coberto de escamas ou placas, lembra os lagartos.Nos desenhos e lendas, os dragões muitas vezes são grandes como dinossauros e soltam fogo pelas narinas.
              Pedro Paulo Pinto.In:Folhinha/Folha de São Paulo,03/05/1996.

1º parágrafo - Apesar de os dragões serem seres imaginários, há lagartos que são chamados de dragões.

2º parágrafo - Na Ásia há um ser chamado Dragão Voador.

3º parágrafo - Características físicas dos dragões.

4º parágrafo - Como é a aparência dos dragões em desenhos e lendas

Agora, reescreva o texto, separando os quatro parágrafos.

O texto acima é curtinho, mas você pode se deparar com textos maiores e para dividi-lo em parágrafos, convém prestar muita atenção.

Fui chamado ao telefone.Era  o chefe de escritório de meu irmão:Recebi de Belo Horizonte um recado dele para o senhor.É uma mensagem meio esquisita, com vários itens, convém tomar nota:o senhor tem um lápis aí?Tenho.Pode começar.Então lá vai.Primeiro:minha mãe precisa de uma nora.Precisa de quê?De uma nora.Que história é essa?Eu estou dizendo ao senhor que é um recado meio esquisito.Poso continuar?Continue.Segundo:pobre vive de teimoso.Terceiro:não  chora, morena, que eu volto.Isso é alguma brincadeira.Não é não, estou repetindo o que ele escreveu.Tem mais.Quarto:sou amarelo,mas não opilado.Tomou nota?Mas não opilado-repeti,tomando nota.Que diabo ele pretende com isso?Não sei não senhor.Mandou transmitir o recado, estou transmitindo.Mas você há de concordar comigo que é um recado meio esquisito.Foi o que eu preveni ao senhor.E tem mais.Quinto:não sou colgate,mas ando na boca de muita gente.Sexto:poeira é a minha penicilina.Sétimo:carona, só de saia.Oitavo...Chega, protestei, estupefato.Não vou ficar aqui tomando nota disso, feito idiota.
                   Fernando Sabino

 E o texto continua.Não o coloquei porque ficaria extenso para você. Como o dividiria? Lembre-se de que quando um personagem fala diretamente, ele deve ter um parágrafo exclusivo para ele.Então, ponha o texto acima dividido em parágrafos.Use dois pontos quando o personagem for falar e vier na frase os verbos "dicendi" ou do dizer.Ex: cochichou, falou, disse, sussurrou etc.Caso contrário, use a pontuação adequada(ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências).
Ex:
Maria é a minha superstar.Eu lhe disse:
-Com essa voz eu iria longe.


"LIMPANDO" O PARÁGRAFO

É comum, na linguagem falada, repetirmos palavras ou expressões que, na linguagem escrirta, não são necessárias.
Quando redigimos um parágrafo, isso precisa ser evitado, para que a leitura não se torne muito cansativa.Para isso ,existem palavras na língua, às quais poderemos recorrer para realizar substituições.São os sinônimos e os pronomes.É preciso "limpar" o parágrafo, isto é, cortar as repetições desnecessárias ou fazer as devidas substituições.
Observe o que realizamos no trecho a seguir:


OS CANGURUS SÃO PERSEGUIDOS, PORQUE OS CANGURUS ATACAM AS PLANTAÇÕES E PORQUE OS CANGURUS  TÊM O PELO APROVEITADO PELOS HOMENS.A CAÇADA AO CANGURU NÃO É MUITO FÁCIL: O CANGURU OUVE DE LONGE O INIMIGO, O CANGURU NADA OTIMAMENTE E ATÉ NO MAR O CANGURU SE ATIRA, NA AFLIÇÃO DO CANGURU DE ESCAPAR DOS PERSEGUIDORES.

Reescreva esse parágrafo, realizando a "limpeza"!, isto é, substituindo a palavra CANGURU por sinônimos ou pronomes ou cortando-os da frase, se isto for possível.





Relacione abaixo s palavras que você empregou para fazer as substituições.


Por último, reescreva o texto abaixo que está sem parágrafos.

Lá na França antiga, havia um menino que gostava de passear à noite.e esse passeio era a esmo.Seus pais não gostavam nada nada desse hábito, mas o menino sempre desobedecia e ia pela estrada afora.Uma noite, o menino andou muito longe até chegar numa floresta e ouviu uma melodia suave e viu uma sombra.O garoto a seguiu  e chegou até uma clareira e viu um círculo e nele três bruxas dançando a dança sabá e do céu caíam sapos, dragões flamejantes e serpentes de fogo, o menino ficou com medo e de longe reconheceu  o vulto que o assombrava como lobisomem.Era Jean, uma habitante de sua vila que o chamou.


Por hoje é só.Pratique escrita.Leia um conto, uma fábula ou algum texto do qual você goste e coloque-o no papel, fazendo uma paráfrase(reescrita do texto com suas palavras).

Bom trabalho!

Fonte: Atividades Pedagógicas Suzano.com.br






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