quinta-feira, 19 de março de 2020

19/03/2020

Bom dia!
Deus esteja com cada um de vocês!

Conforme nosso acordo, abaixo todo o conteudo de aprendizagem visto até agora.

1. Primeiro, fizemos nossa avaliação -AAP - Avaliação aprendizagem em processo.Entreguei as provas e todos sabem a nota que tiraram.

2. Assistimos ao filme"Filhos do Paraíso" que nos fala sobre a cultura do Irã, a escola, a relação familiar, o amor entre irmãos, os valores como honestidade, honra, bondade etc.
Faça um relato do filme-do início até o final- com as ações acontecendo- uma após a outra, para mostrar as aventuras do filme onde Ali, Zhara e família enfrentam muitos obstáculos, mas são perseverantes, não desanimam.

3. Também vimos a separação silábica das palavras:
carra- car-ro
pêssego- pês-se-go
abrupto- ab-rup-to
série- sé-rie
água- á-gua

4.Estudamos o que vem a ser ditongo, tritongo e hiato:
a. ditongo- É o encontro de uma vogal mais uma semivogal ou vice-versa.

pai- pai- não se separa- o a é vogal-m mais forte  e o i é semivogal.-ditongo decrescente
água- á-gua- ditongo crescente- o a é mais forte que o u.

5.As palavras oxítonas, paraxítonas e proparoxítonas também tiveram vez:
as oxitonas são aquelas cujo acento tônico(sílaba mais forte) é a última:café, cipó, solar,bambu etc.
as paroxítonas são aquelas em que o acento tônico cai na penúltima sílaba:
tênis-água-solúvel-táxi-sensível,boneca etc.
as proparoxítonas são aquelas cujo acento tônico cai na antepenúltima sílaba.Ex: lágrima, página, árvore, última.

6. Pus na lousa o texto "Ai, de novo" de Leonardo Brasiliense, extraído de seu livro de minicontos juvenis chamado "Adeus conto de fadas".Vejamos

:
"Quando eu tinha a tua idade..."Blablablá...Lá vem a mãe de novo.É sempre a mesma conversa:porque naquela época era assim, era assado,era diferente por isso,por aquilo, era melhor e não sei o que mais.E eu tenho que aguentar,fingindo que ouço.O pior:desta vez está demorando.Tá bom, vou dar uma afastadinha nos fones pra ver a quantas anda o discurso..."Aí eu tive que pular da moto em movimento bem em cima da ponte".O quê?!

1. Faça a leitura bem detalhadamente.Se necessário, procure palavra cujo sentido desconheça.

2. Escrita
a. Em que gênero o texto é composto° E tipo?
b. Em que pessoa está?Justifique.
c. Há falas no texto°e tem, de quem são?
d. O que voce entende por blablablá°
e. E "assim assado".
f. Que idade o personagem tem?Como você sabe isso?

3. Linguística
a. Quais são os marcadores de tempo? E de lugar/
b. Em "...lá vem a mãe de novo..."Qual é o sujeito da oração?


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