terça-feira, 11 de agosto de 2015

Turma dos 8ºs anos:
Vozes do verbo- Veja:
a. Ela realiza bons trabalhos
b. Bons trabalhos são realizados por ela.
c. Realizam-se bons trabalhos.

a. Carlos compôs a canção.
b. A canção foi composta por Carlos.
c. Compõe-se a canção.

As "a" estão na voz ativa(o sujeito gramatical é agente, isto é, exerce a ação expressa pelo verbo.
As "b" estão na voz passiva analítica,pois o sujetio gramatical é paciente, isto é, ele não exerce a ação expressa pelo verbo.

As "c" são passiva sintética, pois temos o pronome apassivador "se", o agente não aparece.O suejtio continua sendo paciente.
mais exemplos de passiva sintética:
a.Comprou-se um livro.
b. Compraram-se alguns livros.
Veja a concordância entre o sujeito e o verbo.
Voz reflexiva:
a. Ela se feriu.
b. Nós nos abraçamos.
Na voz reflexiva, o sujeito gramatical é agente e paciente, isto é, exerce e recebe a ação expressa pelo verbo.
Exercícios
1. Identifique a voz do verbo nas seguintes orações:
a. A televisão foi desligada.
b. Eu me vi na televisão.
c. Alguém quebrou o controle remoto.
d. Proibiu-se esse programa de tevê.
2. Passe para a voz passiva analítica as seguintes orações:
a. Você pegou meu troféu.
b. Você quebrou meu guarda-chuva.
3. Leia:
TRATADO DE PAZ FOI ASSINADO
A oração acima está na voz passiva analítica.Entretanto, o agente da passiva não está expresso. Qual seria, na voz ativa, o sujeito dessa oração?
4. Apenas duas das orações a seguir podem ser passadas para a voz passiva.Indique-as e justifique sua resposta:
a. Preciso de minha carteira.
b.meu irmão escondeu minha blusa.
c.Ele deu meu chapéu a você?
d. Vou chorar.
5. Classifique o "se";
a. Lava-se roupa.
b. Necessita-se de recepcionista.
c. Come-se bem aqui.
d. Serve-se sobremesa.

EUFEMISMO
Quando quer-se expressar uma ideia desagradável de uma forma mais suave usa-se essa figura de linguagem. Exemplos:
a. Foi desta para uma melhor.(morreu)
b. Suas respostas não estão muito corretas.(estão erradas)
c. Você faltou com a verdade.(mentiu)
d. Atacado pela terrível moléstia(por que não dizer lepra?) que aos poucos lhe arruinava o físico.

USO DOS PORQUÊS
1. Reescreva as frases a seguir, completando-as com por que, por quê, porque, porquê,
a. Eu não vou jogar bola com você agora e já lhe expliquei ................
b. Leio .........gosto.
c. Gostaria que você me desse a explicação para o ........de tantas lágrimas.
d. Nós não sabemos ........não houve coleta de lixo hoje.
e. Ela não explicou aos funcionários o ......de uma reunião fora do expediente de trabalho.
f. Eles não tiraram férias,.......assumiram um novo emprego.
g. Se você esqueceu seu filtro solar,...., então, não fica na sombra?
h.......a chave da porta nunca está no chaveiro, hein? ..........?
i. .......você  está rindo tanto?O que aconteceu?Não vai me contar para eu rir também?
Você vai à escola de bicicleta ....?

Nenhum comentário:

Postar um comentário