segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dia dos pais é com os filhos

Ontem tive um dia fantástico.Preparei para meu marido uma festa do dia dos pais.Foi em nossa chácara.Fiquei dias bolando uma maneira de emocioná-lo e combinei com meus dois filhos o que iríamos fazer.Pra começar, bolei um churrasco e comprei uma peça de picanha, mesmo estando tão caro, porque é uma das suas preferidas. Ele é carnívoro e não adianta falarmos "coitadinhos dos animais". Ele diz que Deus os fez para nós nos alimentarmos...
Bem, mas voltando ao churrasco, combinei com meus filhos- que estavam sem dinheiro- que diríamos a ele que o presente seria a picanha e um pudim de leite que eu faria- sei que ele adora.E ele ficou certo de que seria mesmo isso.
Eu fui aos shopping na sexta-feira e fiz a compra.Sei que o tempo está difícil, as coisas estão caras, mas meu marido merece, pelo paizão que é- comprei uma calça jeans e uma bermuda, uma carteira e uma caixinha de chocolate na Cacau Brasil. Fiz um mix- uma mistura de presentes de coisas que ele gostaria, com certeza. Das roupas estava precisando, do chocolate, é um chocólatra.Pedi para fazerem um embrulho bem bonito nas lojas e no sábado, quando minha filha esteve em casa, pedi que levasse os presente para a casa dela, senão ele desconfiaria. Só que não esquecesse nenhum deles no dia seguinte.
Eu e ele fomos para a chácara, arrumamos tudo para o churrasco,Logo chegou meu filho, esposa, meu neto; depois minha filha e meu genro.Entregamos o presente.Surpresa! E ele amou.Ficou superfeliz e os filhos, neto e eu lhe dissemos: Nós te amamos. E ele se emocionou.
Nossos filhos fizeram o churrasco para nós.E comemoramos todos juntos, a nossa família, os dois pais- pai e filho.E o dia passou com nuvens bem azuis no céu .A alegria estava presente em nossos corações.

1. Qual é o tipo textual acima?
2. Qual é o gênero  textual? Dê suas características.
3. A maioria dos verbos está em que tempo verbal? Exemplifique.
4. Retire do texto um exemplo de discurso direto e um de discurso indireto.
5. Em "A alegria estava presente em nossos corações" a ação já acabou, continuou durante todo o dia ou aconteceria mais tarde? Que tempo está o verbo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário